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15º Encontro Regional de Educadores Infantis – Infância, educação e sociedade: por um protagonismo compartilhado na Educação Infantil

O Encontro Regional de Educadores Infantis, em sua décima quinta edição, tem se constituído importante espaço de reconstrução de saberes docentes no campo da infância para a região sul do estado. O encontro tem como público alvo educadores e acadêmicos interessados na área da Educação Infantil. A programação do evento estrutura-se com palestras, apresentação de trabalhos (relatos de experiências), oficinas e momentos culturais. Estas atividades provocam discussões capazes de fornecer repertórios teóricos para reflexão sobre a prática docente nessa importante fase da educação básica.
Justifica-se a realização do evento pelos seguintes pontos de vista motivos: a) a constante necessidade de formação continuada dos educadores, que atuam com crianças de 0 a 6 anos; b) a tímida realização de eventos, no âmbito na educação infantil, na região; c) a permanência de evento, no cenário local e regional, ao longo de quatorze anos; d) a adesão e satisfação dos participantes ao longo das suas edições. Portanto, ao elucidar estes pontos de vista verifica-se a relevância da sua 15º edição.

Especialização em Segurança Pública 1ª Ed.

O curso de Especialização em Segurança Pública foi concebido para atender a demanda local e regional específicas nesta área do conhecimento, de acordo com as necessidades dos órgãos públicos no âmbito de segurança pública, bem como, incentivar a pesquisa científica através de eventuais parcerias entre a UCPel e o poder público, nas esferas municipal, estadual e federal.
A UCPel, através de ações vinculadas as necessidades de aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso essas parcerias capazes de contribuir para os objetivos do curso.

MBA em Coaching e Gestão Estratégica de Pessoas – 4ª Edição

O curso de MBA em Coaching e Gestão Estratégica de Pessoas busca atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades das empresas na formação de gestores líderes.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação dos profissionais, no que concerne a atuação como gestores de pessoas no âmbito das empresas, bem como no setor de consultoria especializada.

Introdução à Leitura da Sagrada Escritura – 2ª Parte

Este curso se propõe a capacitar leigos e agentes de pastoral ao manuseio e utilização da Bíblia com mais desenvoltura em suas Comunidades e Paróquias. A partir da história dos hebreus, orientar a leitura e interpretação de textos bíblicos em seus contextos sócio-históricos.
A necessidade de capacitar os agentes de pastoral e os leigos em geral na leitura, interpretação e atualização dos textos bíblicos, desenvolvendo nos participantes o amor pela Sagrada Escritura e sua aplicação nas situações cotidianas.

Curso de Aperfeiçoamento – Direito Penal e a Responsabilidade Jurídica dos Profissionais da Saúde

O presente projeto de minicurso tem como objetivo geral a construção de um espaço de diálogo e debate acerca dos aspectos jurídicos penais que envolvem a responsabilidade jurídica dos profissionais da área da saúde. Neste sentido, o curso de aperfeiçoamento busca abordar, de maneira crítica e reflexiva, os aspectos relacionados, sobretudo, ao tratamento penal e civil dado pela legislação brasileira ao aludido tema de grande relevo, bem como focalizar aspectos relativos a dimensão jurisprudencial atinente aos comportamentos ilícitos atribuídos aos profissionais no campo da saúde.
A complexidade das atividades realizadas por profissionais da saúde tem gerado uma série de demandas que são diariamente enfrentadas pelo sistema de justiça criminal e civil. Neste complexo contexto, exige-se um exame interdisciplinar para esclarecer e criar mecanismos de prevenção de contenciosos jurídicos aos diversos profissionais da saúde, nos seus respectivos campos de atuação.
Especialmente no aspecto penal (criminal), o risco produzido no espectro da saúde envolvendo profissionais, novas tecnologias e os danos gerados no âmbito dessas atividades têm encontrado um tratamento muito específico que exige estudo e aprofundamento, como estratégia de garantia do bom desenvolvimento da prestação dos serviços, das técnicas de terapêuticas e a segurança (jurídica) dos profissionais envolvidos.
No aspecto diretamente relacionado à realidade institucional, é de se salientar que a UCPEL tem como um de seus pontos de destaque a formação de profissionais das áreas diretamente envolvidas com o presente minicurso (Saúde e Direito), o que torna o projeto aqui esboçado ainda mais adequado e significativo, na medida em que oferece formação complementar e relevante para o citado segmento.

Curso de formação de facilitadores docentes em Simulação Realística

O Laboratório de Simulação realística é um centro que envolve atividades para a capacitação do aluno no atendimento às situações comuns da prática clínica/cirúrgica na area da saúde. O treinamento da simulação clínica procura desenvolver as competências necessárias para que o discente tenha uma formação mais completa, treinando em ambiente seguro antes de se expor ao paciente real. Este treinamento implica num conjunto de saberes e de práticas adquiridas durante a vida acadêmica, desde o primeiro até o sexto ano, e que envolve aquisição de habilidades que serão utilizados no treinamento simulado. O curso é uma proposta para os professores do centro de ciências, da vida e da saúde, para que os mesmos possam atuar como facilitadores em simulação realística, uma metodologia ativa atual e reconhecida de ensino, baseada no aprendizado em ambiente seguro de situações reais, em manequins e ambiente simulado. Com esta atividade os docentes passarão a ser facilitadores nas atividades, poderão criar estratégias para facilitar o ensino-aprendizado, criar situações de sala de emergência e fazer a avaliação geral da atividade proposta para os discentes.
Neste contexto, a capacitação dos docentes se faz necessária, para que, como facilitadores do aprendizado, conduzam os discentes a uma prática mais próxima da realidade. Por ser um método novo de ensino, requer técnicas e conhecimentos novos, que fogem da metodologia tradicional de ensino universitário, para tal, os docentes devem ser treinados in loco, para que os objetivos do aprendizado e da capacitação do discente sejam adquiridos.

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