Central de Informações
(53) 21288056

15º Encontro Regional de Educadores Infantis – Infância, educação e sociedade: por um protagonismo compartilhado na Educação Infantil

O Encontro Regional de Educadores Infantis, em sua décima quinta edição, tem se constituído importante espaço de reconstrução de saberes docentes no campo da infância para a região sul do estado. O encontro tem como público alvo educadores e acadêmicos interessados na área da Educação Infantil. A programação do evento estrutura-se com palestras, apresentação de trabalhos (relatos de experiências), oficinas e momentos culturais. Estas atividades provocam discussões capazes de fornecer repertórios teóricos para reflexão sobre a prática docente nessa importante fase da educação básica.
Justifica-se a realização do evento pelos seguintes pontos de vista motivos: a) a constante necessidade de formação continuada dos educadores, que atuam com crianças de 0 a 6 anos; b) a tímida realização de eventos, no âmbito na educação infantil, na região; c) a permanência de evento, no cenário local e regional, ao longo de quatorze anos; d) a adesão e satisfação dos participantes ao longo das suas edições. Portanto, ao elucidar estes pontos de vista verifica-se a relevância da sua 15º edição.

INTRODUÇÃO À LEITURA DA SAGRADA ESCRITURA – 2ª Parte

Este curso se propõe a capacitar leigos e agentes de pastoral ao manuseio e utilização da Bíblia com mais desenvoltura em suas Comunidades e Paróquias. A partir da história dos hebreus, orientar a leitura e interpretação de textos bíblicos em seus contextos sócio-históricos.
A necessidade de capacitar os agentes de pastoral e os leigos em geral na leitura, interpretação e atualização dos textos bíblicos, desenvolvendo nos participantes o amor pela Sagrada Escritura e sua aplicação nas situações cotidianas.

MBA em Agronegócio 1ª Ed.

O agronegócio constitui-se num dos principais setores da economia brasileira e, de igual modo, da Fronteira Sul. Em termos globais, o setor, que outrora era intensivo em mão de obra, avança intensivamente para capital tecnológico, exigindo capital humano que faça frente às novas demandas. Igualmente, novas exigências são apontadas em termos internacionais: novos métodos de negócios, questões ambientais e de sustentabilidade, dentre outras. Assim sendo, e uma vez que não há oferta similar no contexto regional e atendendo ao estabelecido na Visão da UCPel “…contribuindo para a promoção social e cultural e desenvolvimento local e regional”, a UCPel, por meio do Escritório de Desenvolvimento Regional – EDR, propõe o MBA em Agronegócios, enfocando-o em uma metodologia inovadora e prática.

Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva – 2ª Ed.

O curso de Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva busca atender a demanda local regional e nacional, específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades dos ambulatórios, hospitais e clínicas.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação dos profissionais de Fisioterapia.
A UCPel através de Hospital Universitário São Francisco de Paula, poderá viabilizar visitas técnicas além de ambiente propicio a prática dos alunos da pós-graduação, permitindo o desenvolvimento de atendimentos de pacientes em enfermarias e Unidade de Terapia Intensiva, contemplando a carga horária prevista como atividades práticas.

MBA EM COACHING E GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS – 4ª Edição

O curso de MBA em Coaching e Gestão Estratégica de Pessoas busca atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades das empresas na formação de gestores líderes.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação dos profissionais, no que concerne a atuação como gestores de pessoas no âmbito das empresas, bem como no setor de consultoria especializada.

Especialização em Segurança Pública 1ª Ed.

O curso de Especialização em Segurança Pública foi concebido para atender a demanda local e regional específicas nesta área do conhecimento, de acordo com as necessidades dos órgãos públicos no âmbito de segurança pública, bem como, incentivar a pesquisa científica através de eventuais parcerias entre a UCPel e o poder público, nas esferas municipal, estadual e federal.
A UCPel, através de ações vinculadas as necessidades de aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso essas parcerias capazes de contribuir para os objetivos do curso.

Especialização em Gestão Corporativa e Operacional em Segurança Pública e Privada – 1ª Ed.

O curso de Especialização em Gestão Corporativa e Operacional em Segurança Pública e Privada foi concebido para atender a demanda local e regional específicas dessas áreas do conhecimento, de acordo com as necessidades das empresas privadas e órgãos públicos nos âmbitos de segurança pública e privada.
As abordagens teórico-práticas presentes no curso estão voltadas para capacitação dos profissionais, no que concerne a atuação como gestores de pessoas no âmbito das empresas/instituições, bem como no setor de consultoria especializada.
A UCPel através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas públicas e privadas para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nas práticas de execução dos serviços de gestão em segurança pública e privada.

Doutorado em Saúde e Comportamento

Linhas de Pesquisa:
Avaliação de Composição Corporal e Nutricional
Estudo de novas metodologias para avaliação de composição corporal, bioimpedância elétrica, e estado nutricional, bem como as conseqüências da desnutrição em pacientes clínicos e cirúrgicos.

Doutorado em Política Social e Direitos Humanos

Linhas de Pesquisa:
Estado, direitos sociais e política social
Estuda, sob um referencial crítico, a Política Social em uma perspectiva multidisciplinar, analisando os processos de formulação e implementação das políticas sociais, destacando os elementos que conferem institucionalidade às mesmas – os processos de gestão, o entramado financeiro, os desenhos e focos avaliativos, o exercício do controle social. Pesquisa, também, sobre os processos de trabalho de diferentes áreas relacionadas com o desenvolvimento de políticas sociais, com ênfase à busca da interdisciplinaridade, intersetorialidade e verificação do impacto sobre a qualidade de vida dos usuários.
Contempla estudos comparativos sobre os Sistemas de Proteção Social em Países do Sul da América do Sul, com destaque às particularidades das regiões fronteiriças e Linhas de Fronteira.

Curso de Aperfeiçoamento – Direito Penal e a Responsabilidade Jurídica dos Profissionais da Saúde

O presente projeto de minicurso tem como objetivo geral a construção de um espaço de diálogo e debate acerca dos aspectos jurídicos penais que envolvem a responsabilidade jurídica dos profissionais da área da saúde. Neste sentido, o curso de aperfeiçoamento busca abordar, de maneira crítica e reflexiva, os aspectos relacionados, sobretudo, ao tratamento penal e civil dado pela legislação brasileira ao aludido tema de grande relevo, bem como focalizar aspectos relativos a dimensão jurisprudencial atinente aos comportamentos ilícitos atribuídos aos profissionais no campo da saúde.
A complexidade das atividades realizadas por profissionais da saúde tem gerado uma série de demandas que são diariamente enfrentadas pelo sistema de justiça criminal e civil. Neste complexo contexto, exige-se um exame interdisciplinar para esclarecer e criar mecanismos de prevenção de contenciosos jurídicos aos diversos profissionais da saúde, nos seus respectivos campos de atuação.
Especialmente no aspecto penal (criminal), o risco produzido no espectro da saúde envolvendo profissionais, novas tecnologias e os danos gerados no âmbito dessas atividades têm encontrado um tratamento muito específico que exige estudo e aprofundamento, como estratégia de garantia do bom desenvolvimento da prestação dos serviços, das técnicas de terapêuticas e a segurança (jurídica) dos profissionais envolvidos.
No aspecto diretamente relacionado à realidade institucional, é de se salientar que a UCPEL tem como um de seus pontos de destaque a formação de profissionais das áreas diretamente envolvidas com o presente minicurso (Saúde e Direito), o que torna o projeto aqui esboçado ainda mais adequado e significativo, na medida em que oferece formação complementar e relevante para o citado segmento.

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO – 14ª Edição

O curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho busca atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades das empresas na organização de seus sistemas especializados em Segurança e Medicina do Trabalho.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação dos profissionais de Engenharia e Arquitetura no que concerne ao atendimento da legislação específica da área, vigente na atualidade, particularmente: a Lei 7.410/1985, o Decreto Federal Nº 92.539/1986, o Parecer CNE Nº 19/87, a Resolução do CONFEA Nº 359/1991 e a Resolução CNE/CES Nº 1, de 06 de abril de 2018.
A UCPel, através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias na saúde e segurança dos trabalhadores em suas atividades laborais nestas mesmas empresas.

DIREITO TRIBUTÁRIO EMPRESARIAL – 3ª Edição

O curso de Especialização em Direito Tributário Empresarial busca atender a demanda local e regional, específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades das empresas, da sociedade e das organizações.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação dos profissionais que atuam ou desejam atuar na área tributária empresarial, aprofundando seus conhecimentos.
A UCPel, através de ações vinculadas às necessidades de vivência prática e aprendizagem dos pós-graduandos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas/escritórios, de forma a viabilizar estágios não-obrigatórios.

DIREITO CIVIL E DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 3ª Edição

O curso de Especialização em Direito Civil e Processual Civil foi concebido para atender a demanda local e regional específicas destas áreas do conhecimento jurídico.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para o aprofundamento e atualização dos conhecimentos profissionais da área e operadores do direito, com vistas ao melhor desempenho profissional.
A UCPel através de ações vinculadas às necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias capazes de viabilizar visitas técnicas e estágios não-obrigatórios.

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS – 5ª Edição

O curso de MBA em Gestão Estratégica de Negócios busca a formação e qualificação de gestores, privilegiando a visão empreendedora, o desenvolvimento da liderança de equipes e a busca do aumento da competitividade sustentável de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação dos profissionais, no que tange a atuação como gestores estratégicos e executivos, com ampla visão econômica e administrativa dos negócios e, também, preparando profissionais para atuarem como consultores empresariais.
A UCPel através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso parcerias com órgãos de apoio e empresas para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios,palestras e outros eventos acadêmicos, com intuito de agregar experiências e conhecimentos capazes de contribuir para o desenvolvimento do alunos.

Mestrado em Saúde e Comportamento

Linhas de Pesquisa:
Avaliação de Composição Corporal e Nutricional
Estudo de novas metodologias para avaliação de composição corporal, bioimpedância elétrica, e estado nutricional, bem como as conseqüências da desnutrição em pacientes clínicos e cirúrgicos.

Mestrado profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente

Linhas de Pesquisa:
Saúde Gestacional e Puerpério
Desenvolver estudos relacionados à temática que envolve a mulher do período gestacional ao pós-parto, a fim de proteger o concepto. Além disso, a linha objetiva estudar agravos no período perinatal, bem como os métodos diagnósticos habitualmente utilizados e estratégias
de intervenção.

FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR – 1ª Edição

O curso de pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar busca atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades das empresas da área da saúde, que buscam no mercado, profissionais qualificados.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação destes profissionais, no que concerne a atuação na área hospitalar, bem como na pesquisa científica especializada.
A UCPel, através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas atuantes na área de análises clínicas, para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nestas empresas.

MBE EM CONTROLADORIA E FINANÇAS – 10ª Edição

O curso de MBE em Controladoria e Finanças foi concebido para atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades dos profissionais, das empresas privadas e dos órgãos públicos.
A UCPel através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nas práticas em controladoria e finanças.

Cosmetologia e Estética – 4ª edição

O curso de Especialização em Cosmetologia e Estética foi concebido para atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades dos profissionais e das empresas atuantes no mercado.
A UCPel através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nas práticas em cosmetologia e estética.

14º Encontro Regional de Educadores Infantis: Um novo currículo para um novo tempo

O Encontro Regional de Educadores Infantis que está em sua décima quarta edição tem se constituído importante espaço de formação para a região sul do estado, e destina-se a educadores e acadêmicos interessados na área da Educação Infantil.
Em sua programação constam palestras, apresentação de trabalhos, momentos culturais e oficinas que trazem uma discussão teórico-prática desta importante fase da educação básica.
Tendo em vista a necessidade de formação continuada dos educadores que atuam com crianças de 0 a 6 anos, bem como o interesse demonstrado pelos mesmos por esse evento, justifica-se uma nova edição do EREI.

Curso de formação de facilitadores docentes em Simulação Realística

O Laboratório de Simulação realística é um centro que envolve atividades para a capacitação do aluno no atendimento às situações comuns da prática clínica/cirúrgica na area da saúde. O treinamento da simulação clínica procura desenvolver as competências necessárias para que o discente tenha uma formação mais completa, treinando em ambiente seguro antes de se expor ao paciente real. Este treinamento implica num conjunto de saberes e de práticas adquiridas durante a vida acadêmica, desde o primeiro até o sexto ano, e que envolve aquisição de habilidades que serão utilizados no treinamento simulado. O curso é uma proposta para os professores do centro de ciências, da vida e da saúde, para que os mesmos possam atuar como facilitadores em simulação realística, uma metodologia ativa atual e reconhecida de ensino, baseada no aprendizado em ambiente seguro de situações reais, em manequins e ambiente simulado. Com esta atividade os docentes passarão a ser facilitadores nas atividades, poderão criar estratégias para facilitar o ensino-aprendizado, criar situações de sala de emergência e fazer a avaliação geral da atividade proposta para os discentes.
Neste contexto, a capacitação dos docentes se faz necessária, para que, como facilitadores do aprendizado, conduzam os discentes a uma prática mais próxima da realidade. Por ser um método novo de ensino, requer técnicas e conhecimentos novos, que fogem da metodologia tradicional de ensino universitário, para tal, os docentes devem ser treinados in loco, para que os objetivos do aprendizado e da capacitação do discente sejam adquiridos.

Curso Interdisciplinar de Simulação Realística em Sala de Emergência – Turma 5

O Laboratório de Simulação realística é um centro que envolve atividades para a capacitação do aluno no atendimento às situações comuns da prática clínica/cirúrgica na área da saúde. O treinamento da simulação clínica procura desenvolver as competências necessárias para que o discente tenha uma formação mais completa, treinando em ambiente seguro antes de se expor ao paciente real. Este treinamento implica num conjunto de saberes e de práticas adquiridas durante a vida acadêmica, desde o primeiro até o sexto ano, e que envolve aquisição de habilidades que serão utilizados no treinamento simulado.
A prática no laboratório de simulação permite o “manejo da crise” sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais, ao utilizar as técnicas adquiridas nas habilidades e o conhecimento teórico desenvolvido durante a vida acadêmica. O aluno põe em prática o saber adquirido, desenvolve o raciocínio critico, o trabalho em equipe e a liderança, capacidades necessárias para se atuar no âmbito das urgências e emergências.

Curso Interdisciplinar de Simulação Realística em Sala de Emergência – Turma 3

O Laboratório de Simulação realística é um centro que envolve atividades para a capacitação do aluno no atendimento às situações comuns da prática clínica/cirúrgica na área da saúde. O treinamento da simulação clínica procura desenvolver as competências necessárias para que o discente tenha uma formação mais completa, treinando em ambiente seguro antes de se expor ao paciente real. Este treinamento implica num conjunto de saberes e de práticas adquiridas durante a vida acadêmica, desde o primeiro até o sexto ano, e que envolve aquisição de habilidades que serão utilizados no treinamento simulado.
A prática no laboratório de simulação permite o “manejo da crise” sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais, ao utilizar as técnicas adquiridas nas habilidades e o conhecimento teórico desenvolvido durante a vida acadêmica. O aluno põe em prática o saber adquirido, desenvolve o raciocínio critico, o trabalho em equipe e a liderança, capacidades necessárias para se atuar no âmbito das urgências e emergências.

Curso Interdisciplinar de Simulação Realística em Sala de Emergência – Turma 4

O Laboratório de Simulação realística é um centro que envolve atividades para a capacitação do aluno no atendimento às situações comuns da prática clínica/cirúrgica na área da saúde. O treinamento da simulação clínica procura desenvolver as competências necessárias para que o discente tenha uma formação mais completa, treinando em ambiente seguro antes de se expor ao paciente real. Este treinamento implica num conjunto de saberes e de práticas adquiridas durante a vida acadêmica, desde o primeiro até o sexto ano, e que envolve aquisição de habilidades que serão utilizados no treinamento simulado.
A prática no laboratório de simulação permite o “manejo da crise” sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais, ao utilizar as técnicas adquiridas nas habilidades e o conhecimento teórico desenvolvido durante a vida acadêmica. O aluno põe em prática o saber adquirido, desenvolve o raciocínio critico, o trabalho em equipe e a liderança, capacidades necessárias para se atuar no âmbito das urgências e emergências.

Introdução ao SPSS

O SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) é um aplicativo para computador que executa rapidamente diversos procedimentos estatísticos, estando direcionado para a criação e manuseio de banco de dados, bem como, para a sua análise. O propósito fundamental da análise de dados é organizá-los de tal forma que permitam responder ao problema colocado, e decidir se as hipóteses foram confirmadas ou rejeitadas. Atualmente, o volume de dados coletados na área da Saúde é cada vez maior, o que torna essencial o domínio de ferramentas computacionais que auxiliem esse trabalho. Diante disso, o objetivo do presente curso de extensão é fornecer informações básicas sobre o pacote estatístico SPSS, para a análise de dados em saúde.
A análise estatística faz parte de pesquisas científicas e estudos acadêmicos, encarregando-se de conferir qualidade e validade aos resultados. Na prática de saúde cada vez mais se reconhece a importância do trabalho e manuseio de dados objetivos de determinada população. Seja para o conhecimento da população/amostra a quem se atende, como para a criação de estratégias de prevenção e tratamento de determinada demanda. Para a ciência o que é importante não é só os resultados da pesquisa, mas quais foram os meios e procedimentos adotados para alcançá-los. Historicamente a estatística foi marcada por cálculos complexos pelos quais as pessoas encontravam dificuldades, entretanto, essa dificuldade vem sendo sanada por estratégias que facilitam a análise estatística, dentre elas, o desenvolvimento de softwares estatísticos cujo um dos atuais destaques no contexto científico é o IBM® SPSS® – Statistical Package for Social Sciences. Esse software é reconhecido pela baixa complexidade de interação e notória eficácia em análise de dados.

Análises Clínicas – 6ª edição

O curso de pós-graduação em Análises Clínicas busca atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades das empresas da área da saúde, que buscam no mercado, profissionais qualificados.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação destes profissionais, no que concerne a atuação nas diversas áreas das Análises Clínicas, bem como na pesquisa científica especializada.
A UCPel através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas atuantes na área de análises clínicas, para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nestas empresas.

Introdução ao Desenvolvimento de Jogos Digitais com Unity3D

Curso de introdução ao desenvolvimento de jogos digitais utilizando a ferramenta Unity3D. O curso propicia recursos necessários para a construção, programação de jogos e exportação do projeto para plataformas PC e Web. Dessa forma, o curso busca habilitar o aluno a ter autonomia na construção de jogos para essas plataformas.
Foi identificado o interesse de alunos do curso de Engenharia da Computação da UCPel neste curso de extensão, além do grande interesse identificado em alunos e profissionais da área na região em aprender a desenvolver jogos utilizando a ferramenta Unity3D. Por essa razão, esse curso vem possibilitar aos alunos ter a autonomia na construção de jogos digitais, buscando o envolvimento e engajamento dos alunos neste segmento de Tecnologia da Informação (TI) que cresce cada vez mais. O curso possibilita os alunos se familiarizar mais com a programação de jogos e contribuir para o aprendizado de suas etapas de construção, tendo como plataformas alvo os computadores pessoais (PC – Personal Computers) e a Web. Trata-se de um curso prático, com as atividades a serem desenvolvidas em Laboratório de Informática, tendo como desafio contribuir com o aperfeiçoamento dos estudantes participantes na área de TI, suplantando possíveis dificuldades encontradas na área de construção de jogos digitais.

IIª Oficina de Planejamento de Marketing Digital

O mercado da comunicação sofre mudanças constantes e com isso surge a necessidade de estar sempre conectado aos novos desafios do mercado.
O Workshop de Planejamento de Mídias Sociais tem como objetivo, a formação e orientação para profissionais e amadores em comunicação ou áreas afins, interessados em aprender sobre o processo de planejamento de mídias sociais. As dinâmicas de grupo e o conteúdo expositivo da aula é inspirado nas vivências de mercado.
O Workshop é baseado na experiência da Equipe Mariachi no ramo da comunicação e mais especificamente social media. Serão apresentados modelos de planejamento, plataformas, ferramentas e outras formas como a empresa atende e gerencia seus clientes.

Curso de Aperfeiçoamento Psicopedagógico

O curso de Aperfeiçoamento em Psicopedagogia se constitui como uma oportunidade para os profissionais atuantes na área em socializar, aprimorar e ampliar os conhecimentos na perspectiva da inovação do trabalho psicopedagógico.
A Psicopedagogia caracteriza-se como área do conhecimento voltada para o estudo dos processos de aprendizagem enfocando, prioritariamente, a análise, a compreensão, o diagnóstico e a intervenção em diferentes situações que envolvem tanto o plano individual, quanto grupal e/ou institucional.
Para tal fim, considera a análise do contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura das situações – que emergem na interação social – referentes ao sujeito que aprende, buscando compreender os fatores que intervêm em tais contextos, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ações que concorram para mudanças significativas nas posturas frente ao ensinar e ao aprender.
Considerando a constante evolução dos estudos psicopedagógicos a importância da Psicopedagogia, como um espaço em expansão no contexto do processo socioeducacional; a característica interdisciplinar do processo educativo que requer discussão / reflexão / aprofundamento / pesquisa em relação às questões de aprendizagem; a constante evolução da realidade sócio científica e cultural, exigindo cada vez mais o aperfeiçoamento continuado dos profissionais e a posição da UCPel em investir na formação profissional, justifica-se a presente proposta de oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Psicopedagogia.

Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação

Linhas de Pesquisa:
Sistemas Computacionais Embarcados e Distribuídos.
Desenvolver pesquisas para atender demandas na área de sistemas embarcados, as quais ganham sinergia com os desafios inerentes a área de sistemas distribuídos. A premissa é explorar aspectos de escalabilidade, desempenho, consumo energético, segurança e ubiquidade. A expectativa é considerar cenários de aplicação que explorem o emprego da IoT e da IIoT no atendimento de necessidades da agricultura, saúde, cidades inteligentes e indústrias em geral.

Mestrado em Política Social e Direitos Humanos

Linhas de Pesquisa:
Estado, direitos sociais e política social
Estuda, sob um referencial crítico, a Política Social em uma perspectiva multidisciplinar, analisando os processos de formulação e implementação das políticas sociais, destacando os elementos que conferem institucionalidade às mesmas – os processos de gestão, o entramado financeiro, os desenhos e focos avaliativos, o exercício do controle social. Pesquisa, também, sobre os processos de trabalho de diferentes áreas relacionadas com o desenvolvimento de políticas sociais, com ênfase à busca da interdisciplinaridade, intersetorialidade e verificação do impacto sobre a qualidade de vida dos usuários.
Contempla estudos comparativos sobre os Sistemas de Proteção Social em Países do Sul da América do Sul, com destaque às particularidades das regiões fronteiriças e Linhas de Fronteira.

Curso de Atualização em Odontopediatria

Um curso intensivo voltado ao que temos de mais atualizado em Odontopediatria, tanto nos novos conceitos, quanto nos novos materiais. Conteúdo teórico e muito prático com profissionais com larga experiência clínica.
A Odontopediatria tem passado por uma grande valorização nos últimos tempos. Assim, o interesse dos alunos e cirurgiões-dentistas por essa área do conhecimento vêm aumentando fortemente. Tal valorização mobilizou também a indústria de materiais odontológicos, que lança com grande velocidade novos matérias para otimizar o atendimento de crianças. Portanto, atualizar –se quanto aos novos conceitos e às novas tecnologias torna-se fundamental para manter-se qualificado no mercado de trabalho.

Informática para o Mercado de Trabalho

No mundo contemporâneo, dominar o básico do universo da informática é essencial para, inclusive, comunicar-se e, no mercado de trabalho, conhecer as funcionalidades de um computador se tornou uma necessidade e não há mais espaço para quem possui esse déficit de conhecimento, motivos pelos quais este curso foi proposto.

Curso de Atualização – Reforma Trabalhista

Trata-se de minicurso de Direito do Trabalho, no qual se objetiva a atualização de profissionais da área do direito em vista da aprovação da Lei 13.467, de julho de 2017 (Reforma Trabalhista), que entrou em vigor em 11 de novembro de 2017, e posteriormente da MP 808/2017 que alterou dispositivos da Reforma Trabalhista. O presente minicurso não pretende esgotar todos os temas que devem ser tratados sobre a Reforma Trabalhista, mas expor as principais questões objeto de alteração e criação de novas regras relacionados ao Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho e Direito Processual do Trabalho.

© Copyright 2019 Portal das Inscrições