Curso Básico de Parapsicologia

O referido projeto visa oferecer um curso para profissionais das diversas áreas do conhecimento e demais interessados que busquem uma formação básica a respeito da Ciência Parapsicológica. Com um panorama histórico e conceitual, procura situar a Parapsicologia como forma de conhecimento abordando a fenomenologia paranormal. Os conteúdos serão disponibilizados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem- Moodle – UCPel.
A compreensão dos fenômenos parapsicológicos tem suas origens há muitos séculos atrás. Naquela época, poucos eram os interessados nas verdadeiras explicações, mesmo porque a ciência ignorava tais fatos. Os estudiosos foram reprimidos por vários séculos e corriam o risco de serem considerados bruxos e levados à fogueira. A explicação dos fenômenos parapsicológicos sempre foi uma preocupação da humanidade.
De um lado, encontramos as justificativas supersticiosas, que vão atribuir tais fenômenos à existência de seres de outro mundo, como demônios, fadas e espíritos. Em contrapartida, há os que buscam respostas científicas e estes constituem o campo de estudo da Parapsicologia.
O participante deverá atingir no mínimo 75% dos objetivos propostos nas atividades (fóruns, tarefas, pesquisas).

Curso Preparatório para Pós-graduação

Início do curso: 04/02/2019

Trata-se de um curso preparatório para orientar os/as estudantes de graduação aceca da pesquisa acadêmico-científica e prepará-los(as) para as seleções e atividades da pós-graduação. Visa orientar os(as) estudantes à elaboração do Currículo Lattes, de projetos e anteprojetos de pesquisa, bem como a elaboração e publicação de artigos científicos. Os conteúdos serão disponibilizados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem- Moodle – UCPel.
A proposta se fundamenta na necessidade de articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Trata-se uma importante oportunidade para que os(as) acadêmicos(as) compreendam quais os requisitos básicos para a participação nos processos seletivos de programas de pós-graduação.

15º Encontro Regional de Educadores Infantis – Infância, educação e sociedade: por um protagonismo compartilhado na Educação Infantil

O Encontro Regional de Educadores Infantis, em sua décima quinta edição, tem se constituído importante espaço de reconstrução de saberes docentes no campo da infância para a região sul do estado. O encontro tem como público alvo educadores e acadêmicos interessados na área da Educação Infantil. A programação do evento estrutura-se com palestras, apresentação de trabalhos (relatos de experiências), oficinas e momentos culturais. Estas atividades provocam discussões capazes de fornecer repertórios teóricos para reflexão sobre a prática docente nessa importante fase da educação básica.
Justifica-se a realização do evento pelos seguintes pontos de vista motivos: a) a constante necessidade de formação continuada dos educadores, que atuam com crianças de 0 a 6 anos; b) a tímida realização de eventos, no âmbito na educação infantil, na região; c) a permanência de evento, no cenário local e regional, ao longo de quatorze anos; d) a adesão e satisfação dos participantes ao longo das suas edições. Portanto, ao elucidar estes pontos de vista verifica-se a relevância da sua 15º edição.

Introdução à Leitura da Sagrada Escritura – 2ª Parte

Este curso se propõe a capacitar leigos e agentes de pastoral ao manuseio e utilização da Bíblia com mais desenvoltura em suas Comunidades e Paróquias. A partir da história dos hebreus, orientar a leitura e interpretação de textos bíblicos em seus contextos sócio-históricos.
A necessidade de capacitar os agentes de pastoral e os leigos em geral na leitura, interpretação e atualização dos textos bíblicos, desenvolvendo nos participantes o amor pela Sagrada Escritura e sua aplicação nas situações cotidianas.

Curso de formação de facilitadores docentes em Simulação Realística

O Laboratório de Simulação realística é um centro que envolve atividades para a capacitação do aluno no atendimento às situações comuns da prática clínica/cirúrgica na area da saúde. O treinamento da simulação clínica procura desenvolver as competências necessárias para que o discente tenha uma formação mais completa, treinando em ambiente seguro antes de se expor ao paciente real. Este treinamento implica num conjunto de saberes e de práticas adquiridas durante a vida acadêmica, desde o primeiro até o sexto ano, e que envolve aquisição de habilidades que serão utilizados no treinamento simulado. O curso é uma proposta para os professores do centro de ciências, da vida e da saúde, para que os mesmos possam atuar como facilitadores em simulação realística, uma metodologia ativa atual e reconhecida de ensino, baseada no aprendizado em ambiente seguro de situações reais, em manequins e ambiente simulado. Com esta atividade os docentes passarão a ser facilitadores nas atividades, poderão criar estratégias para facilitar o ensino-aprendizado, criar situações de sala de emergência e fazer a avaliação geral da atividade proposta para os discentes.
Neste contexto, a capacitação dos docentes se faz necessária, para que, como facilitadores do aprendizado, conduzam os discentes a uma prática mais próxima da realidade. Por ser um método novo de ensino, requer técnicas e conhecimentos novos, que fogem da metodologia tradicional de ensino universitário, para tal, os docentes devem ser treinados in loco, para que os objetivos do aprendizado e da capacitação do discente sejam adquiridos.

© Copyright 2020 Portal das Inscrições - UCPel