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Vestibular 2023
Carga Horária:
360 horas
Coordenado por:
Vera Lucí Alves Savedra - vera.savedra@ucpel.edu.br
supervisão educacional

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Sobre o curso:

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Supervisão Educacional foi concebido para desenvolver um conjunto de competências para ampliação/aperfeiçoamento de profissionais de nível superior. A proposta de implementação do curso surge em resposta ao Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da UCPel, trazendo em sua concepção a preparação de profissionais para atuarem nas escolas ou nos órgãos centrais como Secretarias e Departamentos Educacionais no acompanhamento dos processos educacionais e administrativos. Tem por premissa promover o cumprimento do currículo, assim, a função social da escola.

A UCPel através de ações vinculadas às necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar, no transcorrer do curso, parcerias com órgãos de apoio e empresas para viabilizar estágios não-obrigatórios, palestras e outros eventos, com intuito de agregar experiências e conhecimentos capazes de contribuir para o desenvolvimento dos pós-graduandos.

Público-alvo: O curso é destinado para profissionais graduados em Pedagogia e Licenciaturas em geral.

Horário:

Duração do período de aulas: 12 meses
Período Trabalho de Conclusão de Curso (Optativo): 2 meses (prorrogáveis)

Disciplinas:

Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem – 30h

Ementa: Comportamento humano e o desenvolvimento de estudos sobre ele; experiências de Pavlov, Watson e Skinner; contribuições de Pavlov, Watson e Skinner para os estudos sobre o comportamento; escola psicológica: teoria cognitivista; contribuição da escola cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem; processo de construção dessa escola e construção do processo do conhecimento; conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista sobre o desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende; teorias da aprendizagem; pesquisadores da psicologia da educação; correntes teóricas da aprendizagem; teorias da aprendizagem com os processos de ensino-aprendizagem.

Aprendizagem: outras perspectivas – 30h

Ementa: Aprendizagem; aprendizagem humana, com ênfase na natureza multiparadigmática; teorias cognitivas de aprendizagem; aprendizagem social na teoria cognitiva social de Bandura; teorias da aprendizagem; características das teorias de aprendizagem; teoria da aprendizagem de adultos na elaboração de um programa de treinamento; teoria de aprendizagem em programas de treinamento; Andragogia: princípios da educação de jovens e adultos; processo de ensino-aprendizagem do educando adulto; ações baseadas nos princípios andragógicos aplicadas em sala de aula.

Aprendizagem em Diferentes Abordagens – 30h

Ementa: Processos psicológicos da aprendizagem; mecanismos envolvidos na aprendizagem; características motoras e funcionais esperados em um adulto completamente desenvolvido; diferenças e possibilidades entre as intervenções para desenvolvimento de habilidades motoras em crianças e adultos; aprendizagem e os tipos de abordagens no seu estudo; abordagens comportamentais de aprendizagem; análises de comportamento no processo educacional; aprendizagem organizacional; aprendizagem organizacional e organização da aprendizagem; ferramentas de apoio para o processo de aprendizagem organizacional.

Gestão do Ensino e Aprendizagem e a Formação na Escola – 30 horas

Ementa: Ensino; aprendizagem; processo de ensino e aprendizagem e os Quatro Pilares da Educação da UNESCO; função social da escola; educação para a cidadania; estratégias de relações de cooperação entre a escola, a família e a comunidade; percurso histórico da formação docente; papel do professor; mudanças na sociedade contemporânea e seus impactos na escola e na atuação docente.

Gestão de Resultados: Políticas e Práticas de Avaliação e Monitoramento – 30 horas

Ementa: SAEB e avaliações em larga escala; diretrizes do SAEB; metodologia utilizada pelo SAEB; trabalho de qualificação educacional e os resultados das avaliações externas; Projeto Pedagógico da escola e resultados da avaliação externa; estratégias para resolução de problemas na avaliação externa; resultados das avaliações externas e o aprimoramento do ensino e da aprendizagem; resultados das avaliações externas e as avaliações nas salas de aula; resultados das avaliações externas junto à comunidade escolar.

Avaliação e Qualidade na Educação Básica – 30 horas

Ementa: Frequência escolar e a legislação federal; conceito de rendimento escolar e sua base legal; percurso escolar do aluno a partir da frequência e do rendimento; indicadores de aprendizagem; organização dos indicadores de aprendizagem; indicadores de aprendizagem como instrumentos da qualificação educacional; Ideb; Enem; Censo Escolar.

A Organização: Práticas da Gestão Escolar – 30h

Ementa: Planejamento escolar e as políticas públicas; tipos de planejamento e sua utilização na educação escolar; etapas de um planejamento escolar; organização e planejamento do trabalho escolar; influências internas e externas que condicionam a prática docente; espaço de autonomia do professor e o impacto no processo de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; currículo escolar, Base Nacional Comum Curricular e ao Projeto Político Pedagógico; gestão do currículo e aprendizagem; relação das aprendizagens com o currículo praticado na escola.

Supervisão de Currículo – 30h

Ementa: História do conceito de currículo escolar; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs); Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs); Base Nacional Comum Curricular (BNCC); rendimento escolar e a intersecção entre currículo e avaliação educacional; currículo escolar; currículo escolar e o planejamento educacional; currículo e sua contribuição para um planejamento pedagógico com base na interdisciplinaridade e na transdisciplinaridade; avaliação no currículo; novas formas de avaliação para um currículo que atenda à escola do Século XXI; portfólio como instrumento para uma avaliação contínua.

Relações Humanas no Espaço Escolar e a Atuação Gestora – 30h

Ementa: Sujeitos da comunidade escolar e as relações que permeiam o cotidiano; equipe de trabalho e as lideranças para otimizar os processos da gestão participativa; equipes escolares em serviço; cultura escolar; conflitos no cotidiano escolar; ações de enfrentamento aos conflitos na escola; recursos tecnológicos e as gestões escolar e pedagógica; relações entre recurso tecnológico e metodologia de trabalho no gerenciamento dos indicadores escolares ou na gestão pedagógica e de ensino; papel do gestor no aperfeiçoamento frente ao desenvolvimento da gestão e a sua relação com as tecnologias.

As Políticas Públicas na Gestão Educacional – 30h

Ementa: Campo de estudo das políticas públicas educacionais (internacional e nacional); estudo das políticas públicas na área da educação; políticas públicas educacionais configuradas no Estado brasileiro em seu desdobramento histórico-social; política pública na educação; políticas educacionais do século XXI; políticas públicas para a educação na contemporaneidade; contextos históricos, econômicos, políticos e culturais na elaboração e implementação de políticas educacionais; processo nacional de elaboração de políticas públicas e a mundialização da política e da internacionalização da economia; relações entre educação e Estado a partir das políticas públicas para os diferentes níveis de ensino.

Fundamentos do Sistema Educacional – 30h

Ementa: Organização da educação nacional segundo a Lei n.º 9.394/1996; Plano Nacional de Educação-PNE; elementos para a implementação do Sistema Nacional de Educação e as atribuições do Conselho Nacional de Educação; alterações na mais nova LDB; desafios que permanecem com a aprovação dessa lei; Vinte metas do Plano Nacional de Educação; riscos do descumprimento do Plano Nacional de Educação.

Gestão Educacional: Processos Pedagógicos – 30h

Ementa: Conceito e do modelo de gestão educacional; perfil dos gestores educacionais nas políticas públicas; formas de organização e oferta do Ensino Básico no Brasil; espaço de gestão no sistema educacional nos âmbitos estadual e municipal; papel dos profissionais da gestão do sistema educacional e o desenvolvimento das escolas; conselhos na perspectiva dos sistemas educacionais; função social da educação; papel da gestão educacional na garantia do direito à educação no âmbito das políticas públicas; políticas de enfrentamento das desigualdades e as políticas para inclusão social no âmbito da gestão educacional.

Corpo Docente:

Vera Lucí Alves Savedra – Mestre
http://lattes.cnpq.br/2692002203043401

Ieda Lourdes Gomes de Assumpção – Doutora
http://lattes.cnpq.br/0499568251715475