Sobre o curso:
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional foi concebido para desenvolver um conjunto de competências para ampliação/aperfeiçoamento de profissionais de nível superior. A proposta de implementação do curso surge em resposta ao Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da UCPel, trazendo em sua concepção a preparação de profissionais para atuação nos principais aspectos do trabalho psicopedagógico institucional em seus diferentes processos e abordagens e relacionar às práticas de intervenção.
A UCPel através de ações vinculadas às necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar, no transcorrer do curso, parcerias com órgãos de apoio e empresas para viabilizar estágios não-obrigatórios, palestras e outros eventos, com intuito de agregar experiências e conhecimentos capazes de contribuir para o desenvolvimento dos pós-graduandos.
Público-alvo: A pós-graduação em Psicopedagogia tem um caráter inter e transdisciplinar, portanto, o curso é voltado para profissionais graduados em licenciaturas, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, entre outros que atuem, direta ou indiretamente, com processos de ensino e aprendizagem.
Horário:
Duração do período de aulas: 12 meses
Período Trabalho de Conclusão de Curso (Optativo): 2 meses (prorrogáveis)
Disciplinas:
Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem – 30h
Ementa: Comportamento humano e o desenvolvimento de estudos sobre ele; experiências de Pavlov, Watson e Skinner; contribuições de Pavlov, Watson e Skinner para os estudos sobre o comportamento; escola psicológica: teoria cognitivista; contribuição da escola cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem; processo de construção dessa escola e construção do processo do conhecimento; conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista sobre o desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende; teorias da aprendizagem; pesquisadores da psicologia da educação; correntes teóricas da aprendizagem; teorias da aprendizagem com os processos de ensino-aprendizagem.
Aprendizagem: outras perspectivas – 30h
Ementa: Aprendizagem; aprendizagem humana, com ênfase na natureza multiparadigmática; teorias cognitivas de aprendizagem; aprendizagem social na teoria cognitiva social de Bandura; teorias da aprendizagem; características das teorias de aprendizagem; teoria da aprendizagem de adultos na elaboração de um programa de treinamento; teoria de aprendizagem em programas de treinamento; Andragogia: princípios da educação de jovens e adultos; processo de ensino-aprendizagem do educando adulto; ações baseadas nos princípios andragógicos aplicadas em sala de aula.
Aprendizagem em Diferentes Abordagens – 30h
Ementa: Processos psicológicos da aprendizagem; mecanismos envolvidos na aprendizagem; características motoras e funcionais esperados em um adulto completamente desenvolvido; diferenças e possibilidades entre as intervenções para desenvolvimento de habilidades motoras em crianças e adultos; aprendizagem e os tipos de abordagens no seu estudo; abordagens comportamentais de aprendizagem; análises de comportamento no processo educacional; aprendizagem organizacional; aprendizagem organizacional e organização da aprendizagem; ferramentas de apoio para o processo de aprendizagem organizacional.
Processos Cognitivos – 30 horas
Ementa: Processos de manutenção, transferência e generalização das aprendizagens; aplicabilidade de estratégias mnemônicas; processos de transferência das aprendizagens; espaços atencionais e espaços de atencionalidade; processos atencionais e o aprender; inteligências múltiplas; técnicas de estimulação do desenvolvimento dos diferentes tipos de inteligência; inteligências múltiplas e as dificuldades de aprendizagem.
O Olhar Psicopedagógico sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento – 30 horas
Ementa: Transtornos globais do desenvolvimento; o CID 10 F84 com o DSM V; transtornos globais e suas características; áreas de conhecimento mais prejudicadas nos indivíduos com TGD; estratégias de potencialização da aprendizagem; planos de intervenção para crianças com TGD focados em cada subgrupo de transtorno; intervenção pedagógica e o auxílio a indivíduos com TGD; comprometimentos de aprendizagem; funções executivas e suas influências prejudiciais nos indivíduos com TGD; prejuízos a indivíduos com TGD na interação social e os déficits na teoria da mente.
Problemas na Aprendizagem – 30 horas
Ementa: Distúrbios de linguagem; distúrbios nas linguagens falada e escrita; distúrbios à compreensão da linguagem; dislexia; diagnóstico multidisciplinar e as intervenções adequadas; terminologias de intervenção psicopedagógica e as dificuldades de aprendizagem; psicopedagogia como profissão recomendada para a mediação dos problemas de aprendizagem; modelos de diagnósticos para resolução de dificuldades de aprendizagem e suas possibilidades de intervenção psicopedagógica.
Altas Habilidades e Superdotação – 30h
Ementa: Histórico do conceito de altas habilidades/superdotação; mitos relacionados às pessoas com altas habilidades/superdotação; alunos com altas habilidades/superdotação e a educação inclusiva; acolhimento de sujeitos com altas habilidades/superdotação nos variados contextos educacionais; estratégias de conscientização da sociedade e o acolhimento dos sujeitos com altas habilidades/superdotação; inclusão dos sujeitos com altas habilidades / superdotação no convívio social; Atendimento Educacional Especializado (AEE); alunos com altas habilidades/superdotação que necessitam do AEE; Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para aluno com altas habilidades/superdotação.
Pesquisa e Intervenção Psicopedagógica – 30h
Ementa: Diagnóstico das necessidades de aprendizagem do aluno; proposta de intervenção psicopedagógica; objetivos da intervenção psicopedagógica; avaliação dos processos cognitivos e metacognitivos; entrevista de explicitação; questionários de observação; pesquisas para a prática do ensino; métodos de pesquisa na Psicologia Educacional; oportunidades para a prática da pesquisa avaliação e para a pesquisa-ação, como um potencial professor-pesquisador.
Psicopedagogia Institucional – 30h
Ementa: Participação da família na educação inclusiva; interação entre escola e família e a enquete com pais e comunidade escolar; critérios de escolha da escola pela família; família como a primeira instância do contato com os sujeitos com altas habilidades/superdotação; relação entre a família e escola no desenvolvimento dos alunos com altas habilidades e superdotação; estratégias de aproximação com a família desses sujeitos; teorias que contribuem para o estudo e para a compreensão dos pequenos grupos; influências teórico metodológicas e comunicacionais nos pequenos grupos; processos grupais nos pequenos grupos.
Psicopedagogia Clínica – 30h
Ementa: Histórico do atendimento clínico com crianças; aspectos relevantes do atendimento clínico com crianças; desafios do atendimento clínico com crianças; teorias da clínica infantil; desafios acerca das teorias da clínica infantil na contemporaneidade; avanços da clínica infantil na história; clínica infantil no atual contexto histórico, social e econômico; características que distinguem a clínica infantil na contemporaneidade.
Diálogo Transdisciplinar na Psicopedagogia – 30h
Ementa: Histórico da psicolinguística; teoria e prática da psicolinguística; vertentes teóricas da psicolinguística; sistemas ambientais da teoria ecológica de Bronfenbrenner; estágios de desenvolvimento humano da Teoria de Erikson; competências auxiliares no desenvolvimento socioemocional dos alunos; psicomotricidade; psicomotricista e sua área de trabalho e intervenção; psicomotricidade como área transdisciplinar do estudo do movimento.
O Lúdico no Atendimento Psicopedagógico – 30h
Ementa: Jogos para o desenvolvimento das crianças; objetivos dos jogos e a proposta do professor; estilos de jogos e materiais; brincadeira e as linguagens da criança; brincadeira no desenvolvimento integral das crianças; brincadeira e o desenvolvimento das relações interpessoais; papel do professor como um mediador nas brincadeiras das crianças; professor nos momentos de brincadeira das crianças; brincadeiras e suas formas variadas.
Corpo Docente:
Vera Lucí Alves Savedra – Mestre
http://lattes.cnpq.br/2692002203043401
Ieda Lourdes Gomes de Assumpção – Mestre
http://lattes.cnpq.br/0499568251715475
Rosane Pinheiro Krüger Feijó – Mestre
http://lattes.cnpq.br/4344824377710862
Ieda Lourdes Gomes de Assumpção – Mestre
http://lattes.cnpq.br/0499568251715475