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Vestibular 2023
Carga Horária:
360 horas
Coordenado por:
Vera Lucí Alves Savedra - vera.savedra@ucpel.edu.br
metodologias-ativas

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Sobre o curso:

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologias Ativas de Aprendizagem foi concebido para desenvolver um conjunto de competências para ampliação/aperfeiçoamento de profissionais de nível superior. A proposta de implementação do curso surge em resposta ao Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da UCPel, trazendo em sua concepção a preparação de profissionais, possibilitando-lhes construir conhecimentos que ampliem a visão pedagógica com fundamentação teórico-metodológica que possibilite atuação profissional de modo crítico sobre os diferentes problemas que envolvam o uso de metodologias ativas de aprendizagem em diferentes espaços de promoção de saberes, utilizando-se de novas tecnologias, múltiplos olhares e diferentes linguagens na Educação Presencial ou a Distância.

A UCPel através de ações vinculadas às necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar, no transcorrer do curso, parcerias com órgãos de apoio e empresas para viabilizar estágios não-obrigatórios, palestras e outros eventos, com intuito de agregar experiências e conhecimentos capazes de contribuir para o desenvolvimento dos pós-graduandos.

Público-alvo: O curso destina-se a todos os profissionais de nível superior, atuantes ou que desejem atuar utilizando Metodologias Ativas de Aprendizagem, buscando aprofundar seus conhecimentos na área.

Horário:

Duração do período de aulas: 12 meses
Período Trabalho de Conclusão de Curso (Optativo): 2 meses (prorrogáveis)

Disciplinas:

Fundamentos da Educação a Distância – 30h
Ementa: Educação a Distância-EaD no Brasil; marcos da EaD no Brasil; políticas públicas voltadas para a EaD no Brasil; conteúdo em um sistema de EaD; papel do aluno em um sistema de EaD; professor em um sistema de EaD; bases para o planejamento e a organização dos sistemas de EaD; aspectos a considerar em um sistema de EaD.

Educação a Distância e as diferentes Mídias para Aprendizagem – 30h
Ementa: Gerações de evolução da EaD; formas de ensinar e estudar a distância; tecnologias utilizadas e sua importância para o cenário atual da EaD; forças do crescimento da EaD no Brasil; vantagens e limitações do crescimento da EaD nas Instituições de Ensino Superior do Brasil; elementos da arquitetura pedagógica e suas características.

Teorias Pedagógicas e a Educação a Distância – 30h
Ementa: Tecnologias de comunicação entre os indivíduos; recursos digitais para a comunicação e a EaD; estratégias comunicativas unidirecionais e bidirecionais para a EaD; EaD e suas ideias básicas; modalidades de EaD e semipresenciais; fatores influenciam o sucesso dos alunos adultos em cursos EaD; ensino híbrido; ensino híbrido no ambiente escolar e nas organizações; modelos híbridos de ensino.

Inovação Disruptiva em Educação – 30 horas
Ementa: Inovação e invenção; tipos de inovação; ecossistema de inovação; aprendizagens colaborativa e cooperativa; planejamento das atividades pedagógicas cooperativas e colaborativas; instrumentos avaliativos e seus critérios em relação ao trabalho pedagógico colaborativo e cooperativo; ensino híbrido (blended learning ou blearning); metodologia de sala de aula invertida no modelo blearning; desafios na implantação do ensino e da aprendizagem no modelo híbrido.

Design Instrucional para Espaços Alternativos de Aprendizagem – 30 horas
Ementa: Ambiente Virtual de Aprendizagem-AVA; AVAs utilizados na EaD; AVA Moodle na EaD; mecanismo dos ambientes educativos virtuais e as funcionalidades desse ambiente; Web 3D; metaversos, realidade aumentada, realidade misturada e MMORPGs; tecnologias da Web 3D na EaD.

Educação Corporativa e Universidades Corporativas – 30 horas
Ementa: Processo de aprendizagem contínuo; ações e processos estimuladores da aprendizagem no decorrer da vida; bases da aprendizagem que favorecem o desenvolvimento dos sujeitos; educação corporativa; estratégias e contexto da educação corporativa; funcionalidades da Universidade Corporativa; Universidade Corporativa na gestão do conhecimento; práticas utilizadas nos modelos de Universidade Corporativa.

Educação Aberta em EaD – 30h
Ementa: Organização de conteúdos em espaços massivos de ensino; currículo aberto em rede; currículos cursos livres em rede; tecnologia digital e o currículo na contemporaneidade; currículo oficial escolar e as abordagens do conhecimento nas mídias sociais; relação entre currículo e tecnologia; redes sociais na educação.

O Processo de Avaliação em EaD – 30h
Ementa: Ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem na avaliação dos alunos; singularidade da avaliação na EaD; modalidades de avaliação e sua aplicabilidade na EaD; formas de avaliações em EAD; acompanhamento do aluno na EaD; funções do aluno no sistema de EaD; funções do professor e do tutor no sistema de EaD.

O Aprendiz como Protagonista no Processo de Ensino e Aprendizagem baseado em Metodologias Ativas – 30h
Ementa: Web 2.0 de Web 3.0; aprendizagem colaborativa por meio de tecnologias: blogs, Snapchat, Instagram, Twitter e Facebook; tecnologias da Web 2.0 e da Web 3.0 na EaD; conteúdos em espaços massivos de ensino; currículo aberto em rede; currículos nos cursos livres em rede; atendimento às demandas sociais do século XXI e a incorporação de recursos tecnológico-digitais; recursos de realidade aumentada e realidade virtual na educação e a aprendizagem; recursos tecnológicos aplicados à educação; práticas pedagógicas aplicadas em diferentes contextos de aprendizagem.

Brainstorming e Brainwriting; Blended Learning; Rotação por Estações – 30h
Ementa: Estratégia de aprendizagem ativa brainwriting; estratégia de aprendizagem ativa brainstorming; aplicação das estratégias brainwriting e brainstorming nos diferentes contextos de aprendizagem; modelo híbrido de educação; modelos de aplicação da educação híbrida e a sala de aula invertida (flipped classroom); instrumentos avaliativos e seus critérios; aplicação da estratégia de rotação por estações; desafios das estações contemplando a interdisciplinaridade e a dramatização como possibilidades de aprendizado.

Aprendizagem Baseada em Projetos; Aprendizagem baseada em problemas; Grupo de Verbalização e Grupo de Observação; Design Thinking – 30h
Ementa: Metodologias pautadas em resolução de problemas e sua relevância para o contexto social vigente; elaboração da questão norteadora; aplicação das estratégias pedagógicas baseadas em problemas e projetos e o aprendizado em times; possibilidades de avaliação; estratégia de aprendizagem ativa pautada nos grupos de verbalização-GV e observação-GO; aplicação dos modelos de GV e de GO e suas possibilidades de adaptação; modelos de cenários, temas e problemas nessas abordagens; elementos norteadores da metodologia do design thinking para a educação, sua aplicação e recursos; relevância da metodologia para a educação criativa.

Peer Instruction; Gamificação; Storyboard/storytelling – 30h
Ementa: Sala de aula invertida com Peer Instruction; etapas do Peer Instruction; teste conceitual; gamificação e suas ferramentas; estratégias de aprendizagem ativa pautada em narrativas de problemas reais; estratégias de aprendizagem ativa storyboard e storytelling; aplicação das estratégias storyboard e storytelling nos contextos de aprendizagem.

Corpo Docente:

Vera Lucí Alves Savedra – Mestre
http://lattes.cnpq.br/2692002203043401

Adriane da Silva Machado Möbbs – Doutora
http://lattes.cnpq.br/7088509936863866

Ieda Lourdes Gomes de Assumpção – Doutora
http://lattes.cnpq.br/0499568251715475

Daniel Moraes Botelho – Doutor
http://lattes.cnpq.br/5059305114816068