Central de Informações
(53) 21288056

Mestrado em Política Social e Direitos Humanos

 

Aguarde abertura de inscrições deste curso

Coordenado por: Prof. Dr. Luiz Antonio Bogo Chies - luiz.chies@ucpel.edu.br

Sobre o curso:

O Programa de Pós-Graduação em Política Social começou a funcionar em março de 2006, oferecendo o curso de mestrado, então vinculado à Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas.No ano de 2008, devido à reestruturação acadêmico-administrativa da Universidade, passou a vincular-se diretamente ao Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais da UCPEL, mantendo a proposta pedagógica.

Está localizado no prédio B do Campus I da UCPEL, dispondo de infraestrutura acadêmica, com salas para aulas, orientação individual de mestrandos, núcleos de pesquisa e reuniões, e administrativa, com espaço para a coordenação do curso, secretaria, e coordenação do periódico científico “Sociedade em Debate”. Dispõe, ainda, de recursos bibliográficos e documentais, e amplo acesso à rede de computação. Mantém intercâmbios de cooperação com outros cursos de pós-graduação nacionais e internacionais.

Ficou interessado?

Quero saber mais

Público-alvo:

Graduados em Política Social…

Carga horária total: 450 horas

Duração: De agosto de 2018 a agosto de 2020

Local: Universidade Católica de Pelotas

Documentação necessária:

Baixe o Edital
Documentos para inscrição:

São documentos necessários e indispensáveis à inscrição:

a) formulário de inscrição (devidamente preenchido e assinado);
b) diploma de graduação reconhecido (cópia autenticada), (exceto para egressos da UCPel) e Histórico escolar universitário (cópia autenticada) ou Atestado de Conclusão de Curso ou Atestado de provável formando. Diplomas expedidos no exterior devem apresentar revalidação, no Brasil, por instituição qualificada;
c) Curriculum Lattes; atualizado e comprovado para os últimos três anos;
d) carteira de identidade e CPF (cópias autenticadas);
e) cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição;
f) apresentação, por escrito, de Memorial em até 5 (cinco) páginas (digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento entre linhas 1,5 cm), contendo:

  • Trajetória pessoal de formação e de atuação profissional do candidato;
  • Razões para a escolha do PPG em Política Social;
  • Indicação de tema (ou temáticas), com justificativa e fundamentação teórica, que constitui foco de interesse a ser viabilizado em forma de projeto de Dissertação (caso seja aprovado).

A documentação deverá ser entregue na Central de Atendimento, no Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373) das 9h15min às 22h15min (de segunda a sexta-feira), até a data limite de 13 de julho de 2018 e/ou enviada via Sedex para a Universidade Católica de Pelotas, Comissão Permanente do Processo Seletivo (COPERPS), Rua Gonçalves Chaves 373, Sala 317 Prédio B- CEP 96015-560, Pelotas – RS – Brasil, sendo a última data de postagem o dia 10 de julho de 2018. Se ultrapassado o prazo da postagem, a inscrição será indeferida.

Atenção: Não serão aceitas inscrições sem a entrega da documentação e/ou com falta de documentos.

Critérios de seleção:

Da Seleção dos candidatos:
Os candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Política Social – Curso de Mestrado, serão selecionados mediante avaliação em:
a) prova escrita de conhecimento (sobre a bibliografia de referência indicada) – de caráter classificatório e peso 5,0;
b) análise do memorial – de caráter classificatório e peso 2,5;
c) entrevista – de caráter classificatório e peso 1,5;
d) análise de currículo – de caráter classificatório e peso 1,0.

A primeira etapa do processo seletivo é constituída de prova escrita que será realizada no dia 23 de julho de 2018, terá início às 8h30min e duração de três horas e meia. Recomenda-se que o candidato esteja presente nos locais de prova 30 minutos antes do início da prova, para identificação e demais providências. Após este horário não será permitido o acesso às salas de prova.

Na ocorrência de dois ou mais candidatos com a mesma nota, para fins de classificação na primeira etapa, a ordem de sua classificação recairá sobre o candidato mais velho em anos, meses e dias.

A segunda etapa do processo seletivo é classificatória e compreende análise do memorial, a análise do Curriculum Lattes e a realização da entrevista com cada candidato.

Atenção: As entrevistas ocorrerão no dia 25 de julho de 2018, na UCPel.

Serão considerados aprovados e classificados os candidatos que auferirem nota mínima 5,00 (cinco) e estiverem dentre do limite das vagas ofertadas, colocados na ordem decrescente de notas.

Na ocorrência de dois ou mais candidatos com a mesma nota final, para fins de classificação nas vagas do curso, a ordem de sua classificação recairá sobre o candidato mais velho em anos, meses e dias.

Da realização das provas

Para fazer as provas, o candidato deve, obrigatoriamente, portar o seguinte:
a) documento original de identificação informado no formulário de inscrição;
b) caneta esferográfica preta ou azul (fabricada com material transparente);
c) comprovante de pagamento da inscrição.

O candidato NÃO pode, durante a realização das provas, utilizar lápis, consultar outros candidatos ou com eles comunicar-se e NÃO pode portar quaisquer dispositivos eletrônicos.

As provas serão realizadas sem a identificação nominal do candidato.

Valores:

Inscrição: R$ 170,00 (Cento e setenta reais).

Disciplinas:

http://pos.ucpel.edu.br/ppgps/disciplinas/

Corpo Docente:

http://pos.ucpel.edu.br/ppgps/professores/

© Copyright 2018 Portal das Inscrições