Sobre o curso:
O curso de MBE em Controladoria e Finanças foi concebido para atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades dos profissionais, das empresas privadas e dos órgãos públicos.
A UCPel através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nas práticas em controladoria e finanças.
Justificativa e Objetivos:
Justificativa:
O curso justifica-se devido à crescente necessidade de recursos humanos altamente qualificados para ocupar cargos em nível de direção geral, possibilitando que novos gestores na área de controladoria e finanças possam contribuir na ampliação da visão global de negócios e do entendimento conceitual e operacional das diversas atividades empresariais.
Objetivos:
Capacitar profissionais em controladoria e finanças, contribuindo para a obtenção da eficácia organizacional através da geração de informações úteis ao processo decisório de negócios.
-Apresentar aos participantes os instrumentos contábeis-financeiros e seu correto manuseio.
-Transmitir aos profissionais a aplicação das ferramentas de planejamento e controle para a gestão organizacional.
-Familiarizar os participantes com o funcionamento do mercado financeiro e as técnicas de gestão de finanças.
-Desenvolver entre os profissionais a visão sistêmica organizacional e a habilidade de análise e interpretação das informações gerenciais.
-Transmitir aos participantes o enfoque prático de aplicação e desenvolvimento das disciplinas.
-Proporcionar embasamento acadêmico-científico nas áreas de pesquisa.
-Conduzir a participação nas áreas de controladoria e finanças empresariais, reconhecendo as oportunidades e ameaças envolvidas nas decisões gerenciais, contábeis e financeiras das organizações.
Público-alvo: Profissionais graduados em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia e demais áreas afins, com objetivo de assumir cargos de gerência, de supervisão ou de direção na área administrativa das organizações. Profissionais que atuem em outras áreas, mas que necessitem ampliar conhecimentos para o seu desenvolvimento profissional.
Duração: De janeiro de 2020 a janeiro de 1970
Horário:
Aulas Quinzenais
Sextas-feiras: das 19h às 23h
Sábados: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Local: UCPel - Rua Gonçalves Chaves, 373
Documentação necessária:
– Cópia da carteira de identidade
– Cópia do CPF
– Cópia da certidão de nascimento ou casamento
– Cópia do comprovante de endereço
– 01 foto 3×4
– Currículo resumido
– Cópia do comprovante do pagamento da taxa de inscrição
– Requerimento de matrícula-vínculo
– Candidatos de empresas conveniadas deverão apresentar cópia da Carteira de Trabalho onde conste o contrato de trabalho ou atestado da empresa comprovando o vínculo empregatício.
A matrícula somente poderá ser efetuada mediante a entrega da documentação e do requerimento de matrícula-vínculo, até o dia 08/04/2020, na Central de Atendimento da UCPel, de segunda à sexta-feira, das 9h15min às 21h15min, sem fechar ao meio-dia.
O requerimento de matrícula-vínculo deverá obrigatoriamente ser entregue no ato da matrícula, em duas vias, totalmente preenchido e assinado pelo aluno, fiador e cônjuge do fiador (se for o caso).
O fiador poderá ser qualquer pessoa maior de 18 anos, inclusive os pais do aluno ou seu cônjuge não sendo exigida comprovação de renda.
Deverão ser anexados, do fiador e do seu cônjuge (se for o caso), cópia simples dos seguintes documentos:
– Cópia da carteira de identidade (fiador e do seu cônjuge);
– CPF (fiador e do seu cônjuge);
– Comprovante do estado civil (certidão de nascimento para fiador solteiro, certidão de casamento ou certidão de casamento com averbação para os demais estados civis);
– Comprovante de residência atualizado;
A UCPel não aceitará fiador estrangeiro, a não ser que este possua CPF;
Matrícula Lato Sensu – envio pelo correio:
A Central de Atendimento também recebe solicitações de matrícula através dos correios, para tanto, será necessário enviar a documentação completa, acrescida da solicitação com assinatura (clique aqui para baixar o modelo)*. Nesta solicitação deverão conter todos os dados pessoais, contatos de e-mail e telefone e a descrição da solicitação de matrícula especificando o curso desejado. Matrículas com documentação incompleta serão feitas com “pendências de documentos” ficando o aluno responsável pelo envio ou entrega na Central de Atendimento para efetivação da mesma até o início das aulas. O boleto referente a taxa de matrícula será enviado por e-mail.
Os documentos deverão ser encaminhados via SEDEX para o seguinte endereço:
Central de Atendimento
Gonçalves Chaves, 373 – Bairro: Centro
CEP: 96015 – 560 – Pelotas/RS
Critérios de seleção:
A fim de assegurar a qualidade do curso e a consistência do perfil dos participantes em relação aos objetivos propostos, a seleção de candidatos será feita pelo estudo da ficha padronizada de informações e respectivo curriculum vitae.
Havendo necessidade, a análise das informações será complementada com entrevista.
Valores:
Valor da Inscrição: R$50,00
Clique aqui para acessar os valores
Disciplinas:
Carga Horária | |
---|---|
Análise de Indicadores Econômicos | 12 |
Controladoria | 24 |
Mercado de Capitais | 24 |
Análise Técnica e Fundamentalista | 24 |
Cenários Macroeconômicos | 24 |
Matemática Financeira | 24 |
Contabilidade Executiva | 24 |
Direito Tributário | 24 |
Gestão Econômico-Financeira de Custos | 24 |
Análise de Investimentos e Riscos | 24 |
Gestão Estratégica da Informação | 24 |
Planejamento Financeiro e Orçamento | 24 |
Econometria Aplicada a Finanças | 24 |
Finanças Internacionais | 24 |
Tópicos Avançados em Finanças | 12 |
Ética e Responsabilidade Social | 24 |
Metodologia da Pesquisa Científica I | 24 |
Metodologia da Pesquisa Científica II | 16 |
Corpo Docente:
Ezequiel Insaurriaga Megiato – Mestre
Jonas Cardona Venturini – Doutor
Eduardo Ledesma Al Alam – Mestre
Alexandre Lerch Franco – Doutor
Felipe Garcia Ribeiro – Doutor
Eduardo Luis Insaurriaga dos Santos – Mestre
Thaís de Freitas Daneberg – Mestre
Hugo Monteiro da Cunha Cardoso – Especialista
Carlos Alberto Diehl – Doutor
Mauro Mastella – Doutor
Pablo Guterres da Fonseca
Jonata de Lima Brignol – Especialista
Gabrielito Rauter Menezes – Doutor
Katiane Fabris Furlanetto – Mestre
Fábio Raniere da Silva Mendes – Mestre
Mariana Bonati de Matos – Doutora