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Vestibular 2023
Carga Horária:
360 horas
Coordenado por:
Luís Teodoro Quintana Peixoto
curso-marketing-criatividade

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Sobre o curso:

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing, Criatividade e Inovação foi concebido para desenvolver um conjunto de competências para ampliação/aperfeiçoamento de profissionais de nível superior. A proposta de implementação do curso surge em resposta ao Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da UCPel, trazendo em sua concepção a preparação de profissionais para lidar com todas as questões que envolvem essa área em tela, visando atender as demandas local e regional, em consonância com as necessidades das organizações.

As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação dos profissionais, no que tange a atuação no planejamento de ações criativas na área de marketing e gestão de empresas. O curso oportuniza ao pós-graduando o entendimento sobre como diferenciar produtos e serviços oferecidos em diferentes segmentos do mercado, além de execução de estratégias de materiais offline e online. Habilidades que são bem vistas nas organizações e que diferenciam o profissional no mercado de trabalho.

A UCPel através de ações vinculadas às necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar, no transcorrer do curso, parcerias com órgãos de apoio e empresas para viabilizar estágios não-obrigatórios, palestras e outros eventos, com intuito de agregar experiências e conhecimentos capazes de contribuir para o desenvolvimento dos pós-graduandos.

Público-alvo: O curso é destinado a graduados das áreas de administração, gestão, comunicação social (jornalismo, publicidade, relações públicas entre outras), empresários do setor atacadista e varejista, empreendedores, gerentes e coordenadores de lojas, além de interessados em planejamento mercadológico.

Horário:

Duração do período de aulas: 12 meses
Período Trabalho de Conclusão de Curso (Optativo): 2 meses (prorrogáveis)

Disciplinas:

Dimensionamento Estratégico de Mercado – 30h

Ementa: Ambiente de Marketing e seus elementos; análise de mercados; estudo de mercado; produto no mercado; posicionamento da marca; quadrantes da matriz BCG e estratégias de posicionamento da marca; matriz BCG e estratégicas para ampliar o Brand Equity da marca.

 

Gerenciamento de Variáveis – 30h

Ementa: Análise do Ambiente Interno: recursos; capacidades; competências essenciais; forças e fraquezas da organização; fatores críticos de sucesso nas corporação; Análise do Ambiente Externo: cenários e análise macro ambiental; tendências das variáveis; oportunidades e ameaças; design da marca; função do design de marca; marca verbal e visual; processo de design de marca.

 

Possibilidades Estratégicas – 30h

Ementa: Estratégia; decisão estratégica e a diferença entre a gestão estratégica e operacional; prioridades estratégicas; termos e nomenclaturas utilizadas na estratégia e sua aplicação em diferentes contextos; escolha da estratégia e suas variáveis; referenciais estratégicos de uma organização; análise de variáveis internas e externas para a escolha da estratégia; Marketing e Internet.

Criatividade e Inovação – 30 horas

Ementa: Criatividade e inovação nas organizações; profissional inovador; criatividade dos profissionais por intermédio de demandas; Business Model Canvas: conceitos e etapas de desenvolvimento; Business Model Canvas como ferramenta de gerenciamento estratégico; Processo Criativo: criatividade e formas de sua potencialização.

 

A Inovação como Estratégia – 30 horas

Ementa: Empresa como sistema e seu ambiente; organização como um sistema integrado; gestão por processos, o controle e a tomada de decisões; mecanismos de controle interno e a gestão e a governança corporativa; criação de valor; valor no cenário dos novos negócios; criação de valor por meio da inovação; atividades da organização e  suas interrelações para agregar valor ao produto final; capacidade estratégica; elementos de capacidade estratégica nas empresas: recursos, competências e dinâmica de evolução perante os cenários; capacidade estratégica: termos e definições utilizadas; contínua evolução na busca pela eficiência nos custos.

 

Construção de Marcas Inovadoras – 30 horas

Ementa: Gestão de marca: utilização e importância nas organizações; identidade da marca: elementos e forças; Branding e o processo de gestão de marca; Branding na arquitetura da marca; Sound Branding ou Music Branding como ferramenta de posicionamento de marca.

 

Design Thinking associado ao Branding – 30h

Ementa: Design Thinking: origens, conceitos e etapas; produtos e serviços desenvolvidos por Design Thinking; conhecimento e inovação; inovação nas empresas; fontes de conhecimento interno e externo e a inovação; Design Thinking na construção de marca.

 

Design Thinking Aplicado – 30h

Ementa: Design Thinking: compreensão do problema; empatia em um processo de Design Thinking; ferramentas para a compreensão do problema; ideação em um processo de Design Thinking; Design Thinking: prototipagem e testagem; protótipo em um projeto de inovação; validação em um processo de prototipagem e testagem.

 

Métodos e Tipologias de Inovação – 30h

Ementa: Inovação; marketing e inovação; características na inovação; inovações nas organizações; gestão da inovação; inovação: conceitos, tipologia e importância; sistemas interativos e suas características (redes de inovação, sistemas de governança, políticas públicas, economia criativa, ações indutoras e marcos regulatórios); dimensão tecnológica da gestão do conhecimento; tipos de inovação.

 

Presença Digital – 30h

Ementa: Marketing Digital e suas vantagens para pequenas, médias e grandes empresas; Mix de Marketing Digital; canais de marketing digital e a interação com os consumidores; Canais de Marketing Digital.

 

Planejamento Digital – 30h

Ementa: Persona no Marketing Digital; estratégia no mundo digital; estratégias de Marketing Digital; Plano de Marketing Digital e seus elementos.

 

Redes Sociais e E-Commerce – 30h

Ementa: Gestão de Redes Sociais; diferença entre branded content e a publicidade tradicional; Branded Content; impacto do comércio eletrônico nos modelos de negócio tradicionais; E-business e Comércio Eletrônico.

Corpo Docente:

Luís Teodoro Quintana Peixoto – Especialista
http://lattes.cnpq.br/1107562710904133

Pablo Guterres da Fonseca – Especialista
http://lattes.cnpq.br/8735764378480288

Rafael Damé Andretti – Mestre
http://lattes.cnpq.br/8540561737715876

Pablo Guterres da Fonseca -Especialista
http://lattes.cnpq.br/8735764378480288