Central de Informações
(53) 21288056

FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR – 1ª Edição

Inscrições de 20/12/2018 a 15/03/2019 00:00

Coordenado por: Elemar Gomes Maganha - elemar.maganha@ucpel.edu.br

Sobre o curso:

O curso de pós-graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar busca atender a demanda local e regional específicas a esta área do conhecimento, de acordo com as necessidades das empresas da área da saúde, que buscam no mercado, profissionais qualificados.
As abordagens teórico-práticas oferecidas no curso estão voltadas para capacitação destes profissionais, no que concerne a atuação na área hospitalar, bem como na pesquisa científica especializada.
A UCPel, através de ações vinculadas as necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar no transcorrer do curso as parcerias com empresas atuantes na área de análises clínicas, para viabilizar visitas técnicas, estágios não-obrigatórios e eventualmente intervenções pontuais, capazes de contribuir para melhorias nestas empresas.

Justificativa e Objetivos

Justificativa:
O Hospital é uma das mais complexas unidades de trabalho em saúde, constituindo-se em um centro de interação de várias disciplinas e profissões e de incorporação de novas tecnologias, tanto no que diz respeito a produtos quanto a serviços, cuja finalidade é enfrentar problemas de saúde com níveis de complexidade variáveis.
A Farmácia Hospitalar Brasileira tem passado por um processo intenso de modernização com a implantação de serviços farmacêuticos, cada vez mais especializados, que contribuem para a racionalização de recursos, gestão do risco e obtenção de resultados positivos com o uso de medicamentos e correlatos.
Na atualidade o farmacêutico hospitalar é chamado a atuar tanto na área de gestão dos custos envolvidos com medicamentos e materiais quanto na gestão dos riscos e dos resultados clínicos advindos das intervenções a que os pacientes são submetidos para resolver, controlar ou manejar seus problemas de saúde, o qual tem sido responsável pela inserção do farmacêutico em vários seguimentos hospitalares, tais como unidade de urgência e emergência, terapia intensiva, oncológica, pediátrica, centro obstétrico e cirúrgico, gestão de risco e da qualidade, controle de infecção, entre outros.
Os hospitais precisam comprovar o exercício da prática farmacêutica em nível de tomada de decisões clínicas e de gestão econômica, de risco e da segurança do paciente, para atender as exigências do processo de acreditação, necessidade cada vez maior neste segmento, tanto em nível Nacional quanto Internacional.
Portanto, este é um campo que está crescendo em empregabilidade para o farmacêutico e a especialização é condição obrigatória de contratação.
Conforme o exposto e, em consonância com a sua missão e com sua visão, a UCPel oferta o presente curso, no intuito de contribuir para a melhoria dos serviços de saúde local e regional, capacitando profissionais para atuação em Farmácia Clínica e Hospitalar.

Objetivos:
– Capacitar, qualificar e atualizar profissionais farmacêuticos na área de Farmácia Clínica e Hospitalar.
– Entender a complexidade das organizações hospitalares, seus diversos setores e suas interfaces com a farmácia hospitalar;
– Conhecer os diversos setores da farmácia hospitalar e a importância da integração dos diversos processos para a construção de um ambiente harmônico e que assegure produtos e serviços de qualidade;
– Compreender o caráter multi e interdisciplinar das ações profissionais no ambiente hospitalar como forma de obter melhores resultados pré-internação, durante a internação e na alta hospitalar;
– Entender a atenção farmacêutica como uma evolução da farmácia clínica bem como a importância de ações integradas para que as intervenções farmacêuticas tenham maior efetividade;
– Atuar na gestão de recursos materiais e humanos e na gestão dos riscos, em especial os associados ao uso de medicamentos no ambiente hospitalar;
– Contribuir em processos de acreditação hospitalar, na construção de indicadores de qualidade e de resultados clínicos e no desenvolvimento de programas de qualidade;
– Atuar em ambientes clínicos diversos, vinculados ou não a farmácia do hospital, tais como emergência, unidade de terapia intensiva, unidades de oncologia, entre outros;
– Inserir-se na equipe de cuidado do paciente de forma integral, integrada e comprometida com a obtenção dos melhores resultados com o uso de medicamentos;
– Promover o estudo sistemático sobre as variáveis que intervêm nas diversas áreas das Análises Clínicas;
– Desenvolver habilidades específicas para atuar em laboratórios de Análises Clínicas;
– Analisar métodos de pesquisa que possibilitem a investigação nas diversas áreas de Análises Clínicas;
– Intensificar os conhecimentos dos profissionais na execução e interpretação de métodos analíticos em laboratórios clínicos, que garantam qualidade, segurança e ética profissionais.

Público-alvo:

O curso destina-se exclusivamente a profissionais graduados em Farmácia.

Carga horária total: 376 horas

Duração: De março de 2019 a outubro de 2020

Horário:

Aulas quinzenais.

Sextas-feiras: das 19h às 23h

Sábados: das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Local: UCPel - Rua Gonçalves Chaves, 373

Documentação necessária:

Requerimento de Matrícula-Vínculo

– Cópia autenticada do diploma de graduação
– Cópia da carteira de identidade
– Cópia do CPF
– Cópia da certidão de nascimento ou casamento
– Cópia do comprovante de endereço
– 01 foto 3×4
– Currículo resumido
– Cópia do comprovante do pagamento da taxa de inscrição
– Requerimento de matrícula-vínculo

A matrícula somente poderá ser efetuada mediante a entrega da documentação e do requerimento de matrícula-vínculo, até o dia 16/03/2019, na Central de Atendimento da UCPel, de segunda à sexta-feira, das 9h15min às 21h15min, sem fechar ao meio-dia e aos sábados, das 9h15min às 15h30min.

O requerimento de matrícula-vínculo deverá obrigatoriamente ser entregue no ato da matrícula, em duas vias, totalmente preenchido e assinado pelo aluno, fiador e cônjuge do fiador (se for o caso). Em apenas 1 das vias deverá ser reconhecidas as assinaturas.

O fiador poderá ser qualquer pessoa maior de 18 anos, inclusive os pais do aluno ou seu cônjuge não sendo exigida comprovação de renda.

As assinaturas do aluno, fiador e do seu cônjuge (se for o caso) deverão estar reconhecidas em cartório.

Deverão ser anexados, do fiador e do seu cônjuge (se for o caso), cópia simples dos seguintes documentos:
– Cópia da carteira de identidade (fiador e do seu cônjuge);
– CPF (fiador e do seu cônjuge);
– Comprovante do estado civil (certidão de nascimento para fiador solteiro, certidão de casamento ou certidão de casamento com averbação para os demais estados civis);
– Comprovante de residência atualizado;

A UCPel não aceitará fiador estrangeiro, a não ser que este possua CPF;

Matrícula Lato Sensu – envio pelo correio:

A Central de Atendimento também recebe solicitações de matrícula através dos correios, para tanto, será necessário enviar a documentação completa, acrescida da solicitação com assinatura (clique aqui para baixar o modelo)*. Nesta solicitação deverão conter todos os dados pessoais, contatos de e-mail e telefone e a descrição da solicitação de matrícula especificando o curso desejado. Matrículas com documentação incompleta serão feitas com “pendências de documentos” ficando o aluno responsável pelo envio ou entrega na Central de Atendimento para efetivação da mesma até o início das aulas. O boleto referente a taxa de matrícula será enviado por e-mail.

Os documentos deverão ser encaminhados via SEDEX para o seguinte endereço:

Central de Atendimento
Gonçalves Chaves, 373 – Bairro: Centro
CEP: 96015 – 560 – Pelotas/RS

Contratos:

Clique aqui para acessar o contrato

Critérios de seleção:

A fim de assegurar a qualidade do curso e a consistência do perfil dos participantes em relação aos objetivos propostos, a seleção de candidatos será feita pelo estudo da ficha padronizada de informações e respectivo curriculum vitae.
Havendo necessidade, a análise das informações será complementada com entrevista.

Valores:

Valor da Inscrição: R$100,00

Clique aqui para acessar os valores

Disciplinas:

Carga Horária
Assistência Farmacêutica 12h
Atenção Farmacêutica 12h
Gestão de Risco 12h
Semiologia 12h
Gestão Hospitalar 12h
Farmácia Magistral Hospitalar 12h
Farmácia Clínica 24h
Farmacologia Clínica 36h
Farmácia Hospitalar 24h
Controle de Infecção 12h
Legislação Farmacêutica 24h
Epidemiologia 24h
Integração em Farmácia – Clínica e Hospitalar 96h
Ética e Responsabilidade Social 24h
Metodologia da Pesquisa Científica I 24h
Metodologia da Pesquisa Científica II 16h

Corpo Docente:

Elemar Gomes Maganha – Doutor
Andréia Correia Rodrigues – Especialista
Priscila Ferraz da Silva – Especialista
Marco Saleh Ribeiro – Mestre
Letícia Delgado Burlamaqui – Especialista
Priscila Ferraz da Silva – Especialista
Marcos Raniel Straliotto – Doutor
Fabian Teixeira Primo – Mestre
Paulo Orlando Alves Monteiro – Doutor
Silvana de Vargas Furquim – Especialista
Janaína Vieira dos Santos Motta – Doutora
Adriane da Silva Machado Möbbs – Doutora

© Copyright 2019 Portal das Inscrições