Sobre o curso:
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação a Distância: Gestão e Tutoria foi concebido para desenvolver um conjunto de competências para ampliação/aperfeiçoamento de profissionais de nível superior. A proposta de implementação do curso surge em resposta ao Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da UCPel, trazendo em sua concepção a preparação de profissionais para lidar com todas as questões que envolvem a Educação a Distância, atendendo assim, as demandas local e regional, em consonância com as necessidades das instituições de ensino. Outrossim, o curso foi concebido, num contexto mais amplo, para propor uma experiência de aprendizagem que alavanque o egresso a dominar e propor soluções que façam uso das tecnologias da informação e comunicação disponíveis, visando com isso que o profissional esteja apto para lidar com as novas demandas do mundo do trabalho.
A UCPel através de ações vinculadas às necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar, no transcorrer do curso, parcerias com órgãos de apoio e empresas para viabilizar estágios não-obrigatórios, palestras e outros eventos, com intuito de agregar experiências e conhecimentos capazes de contribuir para o desenvolvimento dos pós-graduandos.
Público-alvo: O curso destina-se a todos os profissionais de nível superior atuantes ou que desejem atuar na Educação a Distância, buscando aprofundar seus conhecimentos na área.
Horário:
Duração do período de aulas: 12 meses
Período Trabalho de Conclusão de Curso (Optativo): 2 meses (prorrogáveis)
Disciplinas:
Fundamentos da Educação a Distância – 30h
Ementa: Educação a Distância-EaD no Brasil; marcos da EaD no Brasil; políticas públicas voltadas para a EaD no Brasil; conteúdo em um sistema de EaD; papel do aluno em um sistema de EaD; professor em um sistema de EaD; bases para o planejamento e a organização dos sistemas de EaD; aspectos a considerar em um sistema de EaD.
Educação a Distância e as diferentes Mídias para Aprendizagem – 30h
Ementa: Gerações de evolução da EaD; formas de ensinar e estudar a distância; tecnologias utilizadas e sua importância para o cenário atual da EaD; forças do crescimento da EaD no Brasil; vantagens e limitações do crescimento da EaD nas Instituições de Ensino Superior do Brasil; elementos da arquitetura pedagógica e suas características.
Teorias Pedagógicas e a Educação a Distância – 30h
Ementa: Tecnologias de comunicação entre os indivíduos; recursos digitais para a comunicação e a EaD; estratégias comunicativas unidirecionais e bidirecionais para a EaD; EaD e suas ideias básicas; modalidades de EaD e semipresenciais; fatores influenciam o sucesso dos alunos adultos em cursos EaD; ensino híbrido; ensino híbrido no ambiente escolar e nas organizações; modelos híbridos de ensino.
A atuação do Gestor na Educação a Distância – 30 horas
Ementa: Legislação para EaD no Brasil; políticas públicas e diretrizes para EaD; planejamento educacional; planejamento educacional e a práxis docente; relação entre planejamento e comprometimento ideológico; perspectivas tecnológicas, política e cultural sobre mudança educacional; dinâmica do processo de mudança e inovação da escola; fases do processo de mudança e inovação da escola.
Gerenciamento de Projetos em EaD – 30 horas
Ementa: Ferramentas de comunicação nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem-AVAs; tipos de comunicação: síncrona e assíncrona; gerenciamento disponíveis nos AVAs; recursos tecnológicos e as gestões escolar e pedagógica; relações entre recurso tecnológico e metodologia de trabalho no gerenciamento dos indicadores escolares ou na gestão pedagógica e de ensino; papel do gestor no aperfeiçoamento frente ao desenvolvimento da gestão e a sua relação com as tecnologias; pontos significativos na gerência do tempo em projetos; encadeamento das atividades em um projeto; cronogramas.
Gestão da Equipe de Produção em EaD – 30 horas
Ementa: Dificuldades na adaptação do aluno na modalidade a distância; elaboração do material didático em EaD; estratégias utilizadas na preparação de uma aula impressa; diferenciais do material didático produzido para EaD; produção de materiais didáticos para EaD e o uso de metodologias ativas; objetos de aprendizagem; formas de comunicação na EaD; tecnologias em EaD; TICs nas mudanças do mundo e na educação.
Educação Corporativa e EaD: Lifelong Learning em perspectiva – 30h
Ementa: Processo de aprendizagem contínuo; ações e processos estimuladores da aprendizagem no decorrer da vida; bases dos componentes da aprendizagem e o desenvolvimento dos sujeitos; educação corporativa; estratégias e contexto da educação corporativa; funcionalidades da Universidade Corporativa; Universidade Corporativa na gestão do conhecimento.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem – 30h
Ementa: Ambiente virtual de aprendizagem-AVA; AVA Moodle na EaD; mecanismo dos ambientes educativos virtuais e suas funcionalidades; ambientes virtuais na EaD; desigualdade de acesso às tecnologias digitais como um limitador da EaD; preconceito em relação à EaD; impactos da inteligência artificial sobre a EaD.
O Papel da Tutoria em Situações de Aprendizagem – 30h
Ementa: Perfil e as atribuições do professor na EaD; tecnologia digital e o currículo na contemporaneidade; currículo oficial escolar e as abordagens do conhecimento nas mídias sociais; relação entre currículo e tecnologia; necessidades dos indivíduos no trabalho; crenças como fatores que explicam a motivação; objetivos como essência da motivação.
Experiência de Aprendizagem: Um olhar para o Aprendiz EaD – 30h
Ementa: Ações docente e discente na EaD; realidade das atuações docente e discente na EaD; desafios das atuações docente e discente na EaD; acompanhamento do aluno na EaD; funções do aluno no sistema de EaD; funções do professor e do tutor no sistema de EaD; fluência digital e alfabetização digital; fluência digital na sociedade da informação; elementos da fluência digital e a aplicabilidade na EaD.
Avaliação do Tutor em Práticas da EaD – 30h
Ementa: Avaliação em um curso a distância; etapas anteriores à elaboração de avaliações em EaD; instrumentos avaliativos em EaD; ferramentas nos ambientes virtuais de aprendizagem e a avaliação dos alunos; singularidade da avaliação na EaD; modalidades de avaliação e sua aplicabilidade na EaD; avaliação formativa para professores e alunos; instrumentos utilizados pelos professores na avaliação formativa; possibilidades e variações encontradas pelos professores na prática da avaliação formativa e suas dificuldades.
Avaliação do Aprendiz em Ambientes Alternativos de Aprendizagem – 30h
Ementa: Avaliação na EaD; formas para realizar avaliações em EAD; desafios da avaliação; Web 2.0 de Web 3.0; aprendizagem colaborativa por meio de tecnologias: blogs, Snapchat, Instagram, Twitter e Facebook; tecnologias da Web 2.0 e da Web 3.0 na EaD; conteúdos em espaços massivos de ensino; currículo aberto em rede; currículos nos cursos livres em rede.
Corpo Docente:
Vera Lucí Alves Savedra – Mestre
http://lattes.cnpq.br/2692002203043401
Cristina Russo Geraldes da Porciúncula – Mestre
http://lattes.cnpq.br/5905193255215570
Daniel Moraes Botelho – Doutor
http://lattes.cnpq.br/5059305114816068
Ieda Lourdes Gomes de Assumpção – Mestre
http://lattes.cnpq.br/0499568251715475