fbpx
Vestibular 2023
Carga Horária:
360 horas
Coordenado por:
Vera Lucí Alves Savedra - vera.savedra@ucpel.edu.br

Aguarde abertura de inscrições

Ficou interessado?

Quero saber mais

Sobre o curso:

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para o Ensino Superior foi concebido para desenvolver um conjunto de competências para ampliação/aperfeiçoamento de profissionais de nível superior. A proposta de implementação do curso surge em resposta ao Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI da UCPel, trazendo em sua concepção a preparação de profissionais para lidar com todas as questões que envolvem a docência no ensino superior visando atender as demandas local e regional, em consonância com as necessidades das instituições de ensino. Outrossim, o curso foi concebido para possibilitar aos profissionais a compreensão das diferentes políticas educacionais para esta modalidade, bem como utilizar diferentes estratégias e habilidades, metodologias e recursos tecnológicos aplicados no contexto do magistério superior.

A UCPel através de ações vinculadas às necessidades de vivência prática e aprendizagem dos alunos, poderá buscar, no transcorrer do curso, parcerias com órgãos de apoio e empresas para viabilizar estágios não-obrigatórios, palestras e outros eventos, com intuito de agregar experiências e conhecimentos capazes de contribuir para o desenvolvimento dos pós-graduandos.

Público-alvo: O curso destina-se a todos os profissionais graduados, atuantes ou que desejem atuar na área da educação, buscando aprofundar seus conhecimentos sobre a Docência no Ensino Superior.

Horário:

Duração do período de aulas: 12 meses
Período Trabalho de Conclusão de Curso (Optativo): 2 meses (prorrogáveis)

Disciplinas:

Teorias de Desenvolvimento e Aprendizagem- 30h
Ementa: Comportamento humano e o desenvolvimento de estudos sobre ele; experiências de Pavlov, Watson e Skinner; contribuições de Pavlov, Watson e Skinner para os estudos sobre o comportamento; escola psicológica: teoria cognitivista; contribuição da escola cognitivista ao estudo do comportamento humano e à aprendizagem; processo de construção dessa escola e construção do processo do conhecimento; conceitos desenvolvidos pela escola cognitivista sobre o desenvolvimento e à constituição do sujeito que aprende; teorias da aprendizagem; pesquisadores da psicologia da educação; correntes teóricas da aprendizagem; teorias da aprendizagem com os processos de ensino-aprendizagem.

Aprendizagem: outras perspectivas- 30h
Ementa: Aprendizagem; aprendizagem humana, com ênfase na natureza multiparadigmática; teorias cognitivas de aprendizagem; aprendizagem social na teoria cognitiva social de Bandura; teorias da aprendizagem; características das teorias de aprendizagem; teoria da aprendizagem de adultos na elaboração de um programa de treinamento; teoria de aprendizagem em programas de treinamento; Andragogia: princípios da educação de jovens e adultos; processo de ensino-aprendizagem do educando adulto; ações baseadas nos princípios andragógicos aplicadas em sala de aula.

Aprendizagem em Diferentes Abordagens- 30h
Ementa: Processos psicológicos da aprendizagem; mecanismos envolvidos na aprendizagem; características motoras e funcionais esperados em um adulto completamente desenvolvido; diferenças e possibilidades entre as intervenções para desenvolvimento de habilidades motoras em crianças e adultos; aprendizagem e os tipos de abordagens no seu estudo; abordagens comportamentais de aprendizagem; análises de comportamento no processo educacional; aprendizagem organizacional; aprendizagem organizacional e organização da aprendizagem; ferramentas de apoio para o processo de aprendizagem organizacional.

Diversidade e Direitos humanos na Educação – 30 horas
Ementa: Diversidade humana e suas formas de expressão; desafios da construção de uma educação de qualidade; respeito a diversidade; direitos humanos.

Políticas Educacionais para o Ensino Superior – 30 horas
Ementa: Papel do Estado na formulação das políticas em diferentes níveis educacionais; relações da política educacional em contexto internacional; políticas para o ensino superior.

Educação e Cultura Organizacional – 30 horas
Ementa: Cultura e suas relações com a educação; tendências na cultura educacional contemporânea.

Construção de Projetos Pedagógicos – 30h
Ementa: Construção de projetos pedagógicos; estratégias de aprendizagem baseadas em problemas.

Princípios do Planejamento Educacional – 30h
Ementa: Planejamento educacional: elaboração e suas variações; relação entre planejamento e os novos ambientes de aprendizagem; comunicação docente.

Saberes, Complexidade e Globalização – 30h
Ementa: Globalização e seus impactos no campo da educação; construção dos saberes; complexidade; articulações entre as áreas do conhecimento.

O Ensino Híbrido e a Educação Contemporânea – 30h
Ementa: Características do ensino híbrido (blendedlearning); desafios na implementação de metodologias ativas; Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA); tecnologias no ensino à distância.

Práticas Docentes e as Novas Tecnologias – 30h
Ementa: Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Metodologias Ativas e Avaliação – 30h
Ementa: Brainstorm/Brainwriting; aprendizagem colaborativa e cooperativa; estratégias de avaliação da aprendizagem.

Corpo Docente:

Vera Lucí Alves Savedra – Mestre
http://lattes.cnpq.br/2692002203043401

Ana Paula Dittgen da Silva – Doutora
http://lattes.cnpq.br/2576800665022544

Daniel Moraes Botelho – Doutor
http://lattes.cnpq.br/5059305114816068

Ieda Lourdes Gomes de Assumpção – Doutora
http://lattes.cnpq.br/0499568251715475